Bem-vindo a Biofuel Cities!

Bem-vindo a biofuel-cities.eu - o seu centro integrado de informações e trocar impressões relativamente à ampla aplicação de biocombustíveis líquidos e gasosos.

Navegue para descobrir um directório europeu de projectos e actividades relacionadas com os biocombustíveis; acompanhe as notícias e mantenha-se informado sobre e eventos futuros; aceda ao nosso centro de recursos sobre biocombustíveis, que contem informações sobre políticas, legislação, tecnologia e muito mais. Ligue-se aos principais intervenientes da área dos biocombustíveis através dos recursos on-line que oferecem oportunidades de parceria, de cooperação em projectos e de interacção com outras redes. Algumas destas funcionalidades são exclusivas para os participantes da Biofuel Cities European Partnership (Parceria Europeia das Cidades Biocombustíveis), por isso registe-se hoje! A participação é gratuita e sem qualquer obrigação.

Este sítio da Internet faz parte, a um nível mais alargado, da Parceria Europeia das Biofuel Cities, um fórum para todos os participantes na área dos biocombustíveis e dos veículos energeticamente eficientes. A Parceria Europeia das Biofuel Cities é uma plataforma para a introdução de biocombustíveis em toda a Europa que tem em conta a cadeia completa desde a matéria-prima à produção, distribuição e utilização dos biocombustíveis em frotas de veículos. Tem o apoio do projecto Biofuel Cities financiado pela Comissão Europeia.

O idioma principal deste sítio da Internet é o inglês porém, grande parte das informações encontra-se disponível noutras línguas. Encontrará mais informações abaixo!


1. Biofuel-cities.eu - O sítio da Internet

2. Biofuel-cities.eu - Secção de acesso restrito

3. Biocombustíveis - O assunto


4. Biofuel Cities - Objectivos

5. Biofuel Cities - Funcionalidades disponíveis

6. A Parceria Europeia das Biofuel Cities é para mim?

7. Biofuel Cities - Factos do projecto

1. Biofuel-cities.eu - O sítio da Internet

O sítio da Internet das Biofuel Cities tem dois níveis de acesso, um que está aberto ao público e um de acesso restrito para participantes da Parceria Europeia das Biofuel Cities.

A secção de notícias, 'Newsroom', disponibiliza as informações mais recentes sobre a aplicação do biocombustível na Europa. Aqui também tem a oportunidade de subscrever o boletim informativo electrónico Biofuel Cities Update. Envie-nos as suas notícias (em inglês) e teremos todo o prazer em publicá-las com uma ligação para mais informações na sua língua. Grande parte do material também está disponível noutras línguas, principalmente em francês, alemão e polaco.

Na secção de eventos, 'Events', tem acesso a todos os pormenores sobre eventos importantes na Europa relacionados com os biocombustíveis, inclusive seminários organizados pela Parceria Europeia das Biofuel Cities. Podem estar disponíveis eventos na sua língua! Também teremos todo o prazer em publicar os seus anúncios de eventos (em inglês - com uma ligação para mais informações na sua língua); basta enviar-nos um e-mail.

O directório de projectos e de actividades, 'Projects and Activities', é um directório interactivo de projectos e de actividades relacionado com a aplicação de biocombustíveis na Europa. Descubra projectos no seu país, através de mapas on-line ou da pesquina  na base de dados.

Na página 'About', pode ficar a saber mais acerca do projecto Biofuel Cities e dos parceiros do projecto, com informações disponíveis em francês, alemão e polaco.

No fim de cada página, terá a oportunidade de entrar em contacto connosco clicando em 'Contact' e poderá participar no desenvolvimento deste sítio da Internet e da Parceria Europeia das Biofuel Cities preenchendo o impresso de avaliação, 'Feedback'.

Topo

2. Biofuel-cities.eu - Secção de acesso restrito

Esta secção destina-se exclusivamente a participantes na Parceria Europeia das Biofuel Cities.

No espaço on-line 'My Biofuel Cities' todos os interessados podem adicionar ou editar as entradas de informação no Centro de Recursos, a Lista de Contactos e o Directório de Projectos e de Actividades. Faça com que os outros participantes sintam a sua presença através de actualizações regulares dos seus detalhes e recursos.

Uma biblioteca de recursos, 'Resource Centre', reune centenas de documentos, ligações, apresentações e de outros recursos úteis aos interessados nesta área. Um sistema interactivo fácil de usar assegura-lhe que pode encontrar tudo rapidamente e permite-lhe carregar e apresentar os seus próprios documentos. � possível incluir recursos em todas as línguas europeias. Este também é o local onde pode encontrar documentos internos da Parceria Europeia, programas e resultados de seminários, viagens de estudo e outras actividades.

Ã? possível estbeecer on-line uma rede de contactos  em 'Biofuel Cities Partnership Facility' - aqui pode encontrar ferramentas para trocar e partilhar informação, encontrar parceiros para projectos e cooperação. Estas ferramentas incluem a mailing list e a lista de contactos dos seus colegas participantes.

Topo

3. Biofuels - O assunto

No dia 10 de Janeiro de 2007, a Comissão Europeia apresentou a sua política integrada no domínio da energia e da protecção do clima, através da sua comunicação "Uma Política Energética para a Europa". O pacote de propostas inclui um plano para estabelecer um objectivo vinculativo para que, pelo menos, 10% do combustível dos veículos na União Europeia seja proveniente de biocombustíveis até 2020. O objectivo é aumentar a competividade da Europa, proteger o ambiente e garantir o fornecimento energético no futuro.

Os biocombustíveis desempenham um papel único na nova política energética da Europa. Actualmente, o sistema de transportes europeu é quase inteiramente dependente do petróleo, sendo grande parte deste importado de mercados voláteis. Para reduzir esta dependência, é necessária uma diversificação das fontes de energia. Os biocombustíveis são o único substituto directo, actualmente disponível em grande escala, para o petróleo no sector dos transportes.

Os biocombustíveis também podem contribuir para um sector dos transportes mais sustentável. Este sector é a fonte de emissões de gases com efeito de estufa que apresenta um crescimento mais rápido. Os biocombustíveis são uma das poucas medidas - em conjunto com as melhorias em termos de eficiência dos veículos - que oferece, a médio prazo, a perspectiva prática de amplas poupanças de gases com efeito de estufa no sector dos transportes.

Topo

4. Biofuel Cities - Objectivos

O projecto Biofuel Cities desenvolve e mantem a "Parceria Europeia das Biofuel Cities" para demonstrar a ampla aplicação das novas e inovadoras tecnologias dos biocombustíveis. O projecto Biofuel Cities abrange a cadeia completa desde a matéria-prima à produção, distribuição e utilização de biocombustíveis em frotas de veículos. A Parceria Europeia das Biofuel Cities foi estabelecida com o objectivo de se tornar uma instituição permanente.

O projecto Biofuel Cities visa

  • construir uma Parceria Europeia para a troca de informação e de interacção com outras redes sobre a aplicação dos biocombustíveis;
  • avaliar de forma independente a investigação e desenvolvimento e os projectos de demonstração sobre biocombustíveis, bem como as políticas de mobilidade sustentáveis;
  • oferecer apoio através de informações, eventos, ferramentas e publicações.

Topo

5. Biofuel Cities - Funcionalidades disponíveis

O projecto Biofuel Cities

  • coordena a Parceria Europeia das Biofuel Cities, um fórum para todos os participantes na área dos biocombustíveis e dos veículos energeticamente eficientes;
  • suporta este sítio da Internet;
  • disponibiliza eventos e recursos on-line que apoiam o estabelecimento de parcerias, a cooperação em projectos e oportunidades interacção com outras redes;
  • organiza seminários com especialistas e viagens de estudo que demonstram exemplos práticos de aplicação dos biocombustíveis;
  • disponibiliza boletins informativos e uma gama de publicações para fornecer informações sobre desenvolvimentos dos biocombustíveis, inclusive casos de boas práticas, orientação e relatórios;
  • desenvolve ferramentas para monitorização, harmonização de biocombustíveis e aplicação do biocombustível.

Os participantes da Parceria Europeia dispõem de um acesso total a todos os serviços e benefícios. A participação é gratuita e não implica qualquer obrigação.

Topo

6. A Parceria Europeia das Biofuel Cities é para mim?

O sítio de Internet das Biofuel Cities coordenada a Parceria Europeia das Biofuel Cities, um fórum para todos os participantes na área dos biocombustíveis e dos veículos energeticamente eficientes.

A Parceria Europeia dá as boas-vindas a:

  • utilizadores finais, actuais e potenciais, de biocombustíveis, por exemplo, governos locais e utilizadores finais comerciais;
  • empresas em toda a cadeia de abastecimento de biocombustíveis, desde os fornecedores de matéria prima, aos investidores na indústria automóvel;
  • investigadores,
  • representantes do governo nacionais e supranacionais e entidades reguladoras
  • associações, organizações não-governamentais
  • meios de comunicação activos no sector dos biocombustíveis.

Os participantes beneficiam de

  • informações actualizadas e acesso fácil aos intervenientes e aos projectos de biocombustíveis na UE;
  • acesso a experiência e a boas práticas comprovadas;
  • ferramentas para encontrar financiamento, investimento e parceiros para os projectos;
  • ligações a informações do mercado, por exemplo, preços do combustível, matéria-prima, veículos;
  • trocas de experiência com colegas, bem como também com outros participantes;
  • oportunidades para influenciar políticas e critérios, especialmente ao nível da UE.

Os serviços incluem

  • acesso total ao sítio da Internet das Biofuel Cities;
  • trocas com colegas através da mailing list das Biofuel Cities, bem como subscrições do boletim informativo electrónico Biofuel Cities Update e do boletim informativo impresso Biofuel Cities Quarterly;
  • acesso livre a serviços e produtos adicionais, como seminários, viagens de estudo e publicações.

A participação é gratuita e não implica qualquer obrigação. Basta preencher o impresso de inscrição.

Topo

7. Biofuel Cities - Factos do projecto

O projecto Biofuel Cities decorre de meados de 2006 a meados de 2009. � um projecto de "Acção de Coordenação" financiado pelo Sexto Programa-Quadro de Investigação da União Europeia, ao abrigo da Actividade "Combustíveis Alternativos: Biofuel Cities".

O sítio de Internet das Biofuel Cities é disponibilizado por sete parceiros que partilham as suas experiências únicas e amplas não só em termos de investigação, aplicação e mobilidade sustentável dos biocombustíveis, mas também no conhecimento das necessidades específicas dos governos locais e das empresas, bem como dos requisitos para avaliação e comunicação.

Topo